quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto Fazendo Arte

      Em 2005 criou-se um Projeto em nossa escola que visava inicialmente dar visibilidade à apresentação de todo tipo de dança desenvolvida na mesma: o Projeto Fazendo Arte.   Neste ano, todas as danças desenvolvidas, foram apresentadas para funcionários e alunos da instituição, sendo a mesma realizada na quadra de esportes da escola, sem nenhuma pretensão maior que não fosse mostrar as coreografias e valorizar o esforço dos alunos que durante este ano se dedicaram a esta modalidade.
Fazendo Arte (2005)
     Como houve uma aceitação positiva por parte da coordenação da escola, pelo fato de ter sido elaborada pelo Professor de Educação Física, mas realizada juntamente com outros alunos, que colaboraram na execução de muitos aspectos da apresentação.  O Projeto sofreu uma reformulação em seus objetivos, e passou a abranger, não somente as danças desenvolvidas pelo Professor Beto Rocha, mas toda e qualquer atividade cultural desenvolvida por outro Professor(a) da mesma,  e que achassem adequado levar à público.
Fazendo Arte 2 (2006)
      Neste ano de 2006, conseguiu-se patrocínio do Rotary de Natal para pagamento da pauta do Teatro Municipal Sandoval Wanderley e por conseguinte, realizou-se a apresentação sob a forma de espetáculo.  Neste ano os alunos realizavam a apresentação apenas para funcionários, professores, beneficiadores da instituição e demais alunos.  Daí então a proposta começou a ficar mais sólida e o grupo de Dança da instituição ganhara mais respeito e projeção junto aos demais setores da escola, principalmente a Direção.
Fazendo Arte 3 (2007)
      Daí por diante o Projeto se fortaleceu e conseguiu a adesão de todo o ambiente escolar, desde dos funcionários até a coordenação, envolvendo à todos de forma a manter algumas características iniciais do mesmo, que são: a participação dos alunos, não somente nas apresentações, mas na elaboração de algumas coreografias e na execução.  Tendo até mesmo a participação de ex-alunos auxiliando durante o espetáculo, seja na recepção, bastidores ou administrativo.

Fazendo Arte 4 (2008)
     Em 2008 realizou-se a última apresentação no Teatro Municipal Sandoval Wanderley, pois o mesmo teve suas portas fechadas em definitivo, por questões administrativas.  Neste momento gerou-se uma incerteza quanto ao futuro do Projeto, já que este era um local próximo à escola e por ter também uma pauta acessível (em termos financeiros) e um corpo de funcionários que sempre estimulou o nosso projeto.
Fazendo Arte 5 (2009)
     Com muito esforço, no ano de 2009, foi possível realizar o espetáculo em outro teatro de Natal, o Teatro de Cultura Popular, graças ao investimento do Sr. George, administrador do Curso GMK (que se realiza em alguns ambientes da escola).  Desta vez, o desafio, tanto para Professor quanto alunos era dar um novo formato ao que já estava sendo feito, ou seja, realizar as apresentações em formato de um palco que não fosse no estilo arena, característico no teatro anterior.
Fazendo Arte 6 (2010)
     Como era de se esperar, tanto alunos quanto professores, estiveram envolvidos para a realização de mais uma nova etapa deste projeto, que se estabelecera em definitivo na instituição.  A  participação dos ex-alunos e de outras turmas da escola, foi primordial para que no ano seguinte mantivéssemos o projeto na ativa.
Fazendo Arte 7 (2011)
     Em 2011, lança-se um novo desafio ao projeto: ter a adesão dos alunos do curso GMK, que já possuem uma tradição de ter a adesão da dança em suas gincanas semestrais.  Infelizmente, só foi possível realizar a apresentação de uma das nove turmas existentes no presente curso.  Mas mesmo assim, foi de grande importância, porque já contávamos com a dança do Projeto Mais Educação em nossa escola (que enriqueceu a apresentação) e também porque os espetáculos puderam vislumbrar um público maior e diferente dos habituais, pois neste ano foi priorizado a divulgação do espetáculo para pessoas além do ambiente escolar.
      Ainda não foi possível conseguirmos um patrocínio certo para nossas apresentações de fim de ano, mas continuaremos fazendo o possível para que este não deixe de ser realizado, assim como não foi possível termos uma estratégia para termos a adesão das turmas do curso GMK, mas ainda buscaremos uma solução para tais contratempos, pois só irá enriquecer o projeto e torná-lo muito mais prazeroso para os alunos que dele fazem parte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário