quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dança CMT na CIENTEC 2012

     No dia 23 de outubro, o grupo de dança da escola, Dança CMT, teve novamente sua presença garantida na   XVIII CIENTEC, evento promovido pela UFRN, enquanto espaço de troca de conhecimento e do diálogo de ideias, organizou a Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN a partir de pavilhões que abrigaram exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos Centros Acadêmicos e dos Órgãos Especializados e Suplementares e dos Eventos Acadêmicos, como congressos, seminários e exposição de banners. Promovendo ainda a apresentação de uma grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de grande relevância para uma interação entre a Universidade, seus parceiros e a sociedade em geral.
  A Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador, mais uma vez se fez presente no evento, desta vez junto ao stand da SEEC (Secretaria de Educação) fazendo uma belíssima apresentação para o público presente.  
       Parabéns alunos da Dança CMT pela presença e pela variedade de estilos de dança que ofertaram aos professores e demais que ali se encontravam.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Fazendo Arte 8

     No dia 05 de Outubro de 2012, no Teatro de Cultura Popular, foi apresentada mais uma edição do Projeto Fazendo Arte, que neste ano já conta com sua oitava edição. 
       Este ano a produção foi muito caprichada, com o cenário e os figurinos bem criativos.  O jornal foi o principal material utilizado para ilustrar o tema proposto.

     O tema do espetáculo foi: “Pensar e aprender”, onde foram  abordados alguns pensamentos de forma que as pessoas pudessem refletir sobre algumas situações que hoje em dia estão se tornando comuns em nosso dia a dia.    
O espetáculo contou com a presença dos alunos do 6o. ao 9o. ano que compõem o Grupo Dança CMT e pelos alunos do Projeto Mais Educação, do 1o. ao 5o. ano.
       As coreografias foram elaboradas pelos Professores Beto Rocha e Thiago Bruno.  Tiveram uma diversidade de estilos, capaz de agradar todos os públicos e gostos, indo da tradicional dança de salão, passando pelas danças populares e folclóricas até às modernas como a dança de rua.
Como todo ano, alguns alunos trabalharam na parte administrativa e organizacional durante o espetáculo como forma de aprendizado de princípios de respeito, responsabilidade e demais necessários para que o evento transcorra sem problemas. Alguns alunos trabalharam na recepção, outros na organização dos alunos nos camarins e inclusive o registro do evento para o nosso jornal e arquivo do mesmo. 
O evento deste ano teve a colaboração do Sr. Diego Gosson, responsável pelo financiamento do valor da pauta do teatro.  Aproveitamos este espaço para novamente agradecer por acreditar no projeto e permitir que este seja realizado mais uma vez.
O palco teve uma alusão às notícias, bem como o figurino dos alunos, que foram compostos por pedaços de jornais, representando a importância do ler, pensar, refletir para entender o que está acontecendo ao nosso redor.     
     O Projeto foi idealizado pelo Professor Beto Rocha, em 2005, para divulgar a Dança de Rua, que inserira em suas aulas de Educação Física e valorizar toda e qualquer atividade cultural advinda de tal proposta na escola.  
De 2006 a 2008 os espetáculos aconteciam  no Teatro Municipal Sandoval Wanderley – Alecrim, devido à sua proximidade com a escola e pelo valor da pauta ser mais acessível.   Nos ano de 2009 e 2010, devido à boas repercussões junto à algumas empresas beneficiadoras da instituição, o evento realizou-se no Teatro de Cultura Popular (tendo em vista que o Teatro Sandoval Wanderley encontrava-se em reformas).
               Em 2011, o Professor reuniu os alunos que se mostraram mais envolvidos com o projeto nos anos anteriores e sugeriu junto à Coordenação da Escola que se formasse um grupo de dança da escola (Grupo de Dança CMT), onde estes passariam a treinar em determinados horários para apresentações e para o espetáculo propriamente dito.  A proposta do grupo é trabalhar variados tipos de danças, oportunizando assim que os alunos vivenciem variedades de danças e também de convívio em grupo.
O espetáculo não tem fins lucrativos e é realizado para convidados que incentivam o projeto de alguma forma e/ou apoiam tais eventos.  

sábado, 13 de outubro de 2012

CMT no XXI Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais

        No dia  17 de agosto  a Escola  Estadual Casa do Menor Trabalhador teve sua participação do CEEM's (Campeonato das Escolas Estaduais e  Municipais) em Natal / RN,  nas modalidades de vôlei de areia e futsal. 
      O vôlei de areia foi realizado na Escola Estadual Walfredo Gurgel, e os alunos que representaram a instituição foram, Paulo e Jonas (ambos do 8o. Ano).   A equipe disputou com a Escola Zila Mamed, mas acabou perdendo para a Escola Zila Mamed por um placar de 25 x 2.
        No mesmo dia ainda houve uma segunda disputa, só que desta vez contra a Escola Estadual Jeronimo Gueiros, mas, infelizmente nossos alunos perderam novamente por um placar de 25 x 18, segundo o capitão, a equipe foi sem nenhuma experiência e com muito pouca prática na modalidade, valendo-se apenas dos jogos recreativos que acontecem às sextas na Escola e da vontade de adquirir experiência e conhecer o tipo de competição.
     Por não possuirmos maiores informações quanto aos resultados dos jogos de futebol de salão, somente, que os mesmos não se classificaram para a fase seguinte, não foi possível apresentar maiores detalhes neste artigo.

   Reportagem
    PAULO VICTOR