terça-feira, 21 de agosto de 2012

Festa do Dia do Estudante

     No dia 10 de Agosto foi comemorado o dia dos estudantes com uma grande festa na CMT.   A festa realizou-se na quadra da escola com muita dança e alegria.   O responsável pelas músicas foi o DJ Anjinho, que tocou muitas músicas de vários estilos e gostos. 
      Durante o evento também aconteceu a premiação dos melhores alunos e dos alunos destaque.
    A festa contou com a participação de alguns alunos na elaboração e na organização, o que foi de muita valia para o bom andamento da festa.
      Esperamos que isto seja o início para que possam ser realizadas mais atividades de integração entre alunos, fuincionários e comunidade,

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Gincana do Dia do Estudante

     No dia 10 de Agosto de 2012, a CMT comemorou o Dia do Estudante com uma série de eventos em homenagem aos estudantes da instituição.
     Nos horários matutino e vespertino foram elaboradas atividades recreativas junto aos estudantes que culminaram em uma gincana entre as turmas do 1o. ao 5o. Ano e do 6o.ao 9o. Ano.  
     Foram muitas atividades recreativas e culturais onde os alunos participaram ativamente tornando o evento um grande sucesso.
      Esperamos que atividades como esta sejam sempre elaboradas e valorizadas, não somente pelos Alunos, mas por Professores e Funcionários da Escola.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Momento Cultural - Pazeando (Merlânio Maia)

A Professora Marinalva (Português) nos presenteou com um belíssimo poema que compartilharemos em nosso primeiro Momento Cultural.

 
Existe um verbo tão belo,
Atual, tão necessário
Que é preciso urgentemente
Tirá-lo do dicionário
Estava tão escondido
Mal divulgado, mal lido
Sequer diziam: - Aqui jaz!
O seu nome é: PAZEAR
Que traduz: harmonizar
E estabelecer a PAZ

Na sua conjugação
Presente do indicativo
EU PAZEIO logo em mim
A PAZ é sujeito ativo
E todos ao meu redor
Percebem que eu sou melhor
Mais produtivo e capaz
Mais amigo, mais irmão,
E até melhor cidadão
Pois conduzo em mim a PAZ

TU PAZEIAS e a vida
Pra ti bela se apresenta
Tens o fardo mais maneiro
Nunca, jamais te apoquentas
Tua família é mais calma
E dentro da tua alma
Há harmonia demais
Há o respeito e o calor
Há concórdia e esplendor
Pois permaneces na PAZ

E na terceira pessoa
Já sei que ELE PAZEIA
E sei que da liberdade
Sua vida está cheia
Respeito e Não-violência
São dele a pura essência
E ele nunca fica atrás
Se a consciência consulta
Vê decência, amor e luta
Na instauração da PAZ

E ao chegar no plural
Eu, Tu, ele, NÓS PAZEAMOS
A força se faz mais forte
E aos poucos nós mudamos
A face triste da Terra
Já começa o fim da guerra
Pois a ação nos satisfaz
Lutamos por igualdade
Por respeito e liberdade
Somos bandeiras da PAZ

Porém se além de nós
Vemos que VÓS PAZEAIS
Já passa a haver alegria
E harmonia demais
E a Terra vai melhorando
Todo mundo vai se amando
Numa corrente audaz
Em tão forte aliança
Levando tanta esperança
Consolida-se a PAZ

Imaginem a maravilha
Se ELES PAZEIAM também
Acabando a omissão
Instituindo esse BEM
Na superfície da Terra
Destruindo toda guerra
Com ações fenomenais
Instaurando a consciência
De um mundo sem violência
Um mundo de amor e PAZ

EU PAZEIO, TU PAZEIAS
E ELE PAZEIA, também
E juntos NÓS PAZEAMOS
Na força do grande BEM
A vida de sonho e dores
Dos grandes pazeadores
Nos pergunta: - VÓS PAZEAIS?
E até hoje ELES PAZEIAM
Não se omitem, nem se alheiam
Pra que o mundo tenha PAZ!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dança na CMT

     A Dança é um dos componentes incluídos na Educação Física escolar (conforme os parâmetros Curriculares Nacionais), embora nem mesmo alguns profissionais que trabalham com Educação saibam.   Foi acreditando no potencial da Dança que o Professor Roberto Rocha, mais conhecido como Beto Rocha, investiu nesta modalidade dentro da Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador.
       Em 2005, quando iniciou suas atividades em Educação Física na CMT, este percebeu que naquela época já haviam alguns profissionais trabalhando, como voluntários, em Futsal e outros desportos dentro da instituição.  Foi quando investiu na área em que mais tinha prática: a Dança, em especial a Dança de Rua.
       Inicialmente, fora desacreditado até mesmo por seu supervisores e colegas de trabalho, mas com grande aceitação junto aos alunos que ali estavam sem atividades físicas pois não se identificavam com os desportos oferecidos pelos voluntários daquela época.  Devido a esta "descrença" de alguns colegas o Projeto Fazendo Arte, que tinha a intenção de divulgar as atividades culturais desenvolvidas na Escola, não foi realizado da forma inicialmente planejada, acontecendo na quadra da escola para os alunos e funcionários que ali se encontravam na época, e com a ajuda de alguns alunos e do Funcionário Francisco (Monitor de quadra na época).
     No primeiro ano a Dança acontecia no refeitório da escola onde os alunos cooperavam na arrumação das mesas e cadeiras para que a aula pudesse acontecer.  Mas no ano seguinte a sala foi transformada em cozinha e acabou sendo aproveitada a área que era destinada à um depósito de doações que a instituição recebia por vezes.  Neste mesmo ano a Assessoria de Imprensa da empresa COSERN, demonstrou interese em ajudar os alunos da dança a ter um ambiente mais adequado a atividade que estava sendo desenvolvida na escola.
            Em 2007, a escola recebe a doação de um prédio novo com 3 salas de aula e uma sala exclusiva para Dança com aparelho de som, espelho e ventiladores novos.  Com isso os alunos sentiram-se mais valorizados e reconhecidos em seus esforços com as aulas de dança.
       Com este novo impulso nas atividades, hoje a Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador tem seu reconhecimento junto à Secretária de Educação, demais escolas e segmentos em Natal, graças a esta atividade desenvolvida e mantida com grande perseverança, tanto pelo seu Professor Beto Rocha, quanto por seus alunos e colaboradores.